top of page

Doação de plaquetas

 

 

 

O nosso sangue é composto por três componentes: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as PLAQUETAS. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento; se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias.

Existem duas formas de se coletar plaquetas: através da doação de sangue convencional e a doação de plaquetas por aférese. Nesta segunda opção, a quantidade de plaquetas coletadas é muitas vezes maior que na doação de sangue normal e pode ser feita em um intervalo menor de tempo (a cada 72 horas), isso acontece porque, no processo de doação, apenas as plaquetas são retiradas e em 48h esses componentes são repostos pelo organismo, sendo possível realizar outra doação. Mas ATENÇÃO, ao longo do ano só podem ser feitas um total de 24 doações, ou seja, duas por mês.
 
A doação de plaquetas é feita através do braço, como na doação de sangue, mas, é um processo mais demorado (dura um pouco mais de uma hora) e é realizado por um equipamento automatizado onde somente a porção do sangue que se deseja coletar é retirada. Ao entrar na máquina, o sangue é centrifugado, permitindo a coleta de plaquetas e os outros componentes são devolvidos ao doador. Esse método é chamado de AFÉRESE e pode ser utilizado para a coleta de componentes e procedimentos terapêuticos. 

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros.

Processo de doação:
1) O doador passa por uma avaliação clínica e triagem (como um doador de sangue)
2) É necessário ser feita uma contagem das plaquetas. O doador deve ter  no mínimo150 mil plaquetas
3)A veia do doador deve ser bem calibrosa (os profissionais do Hemoce fazem essa avaliação)

Para ser um doador de plaquetas é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, portar documento OFICIAL COM FOTO, estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos), estar saudável, não estar fazendo o uso de ácido salicílico (AAS), anti-inflamatórios e remédios para pressão.

Não podem doar:
- Doadores que estiverem gripados ou com febre;
- Doadores que ingeriram bebida alcoólicas no dia da doação.
- Pessoas que tiveram hepatite após 10 anos de idade, doença de chagas e malária;
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas

 

bottom of page