top of page

Para ser um doador de sangue é preciso:  

 

  •  Estar bem de saúde.

  •  Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

  •  Ter entre 16 e 69 anos.

  •  Ter mais de 50kg.

  •  Estar bem alimentado.

 

Atenção: Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos para realizar a doação voluntária de sangue, precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do oficial do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br.       

 

 

 

Doação de Sangue

Homens: podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;

 

Mulheres:

Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

Passo a passo da doação

Cadastro

Procure a recepção e apresente o seu documento oficial e original com foto, podem ser: carteira de identidade, reservista, CNH, passaporte, carteira de trablho (sem este documento a doação não é permitida).  Nesta etapa é preciso informar seu nome, endereço e telefone para que a comunicação do Hemoce com você posteriormente seja possível.

pré-triagem

Após a realização de seu cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Todo material utilizado é descartável.

triagem

Antes de doar sangue, você passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças passadas e atuais e medicamentos em uso. Através das informações, o profissional da triagem avalia se você pode ou não fazer a doação de sangue com segurança. O objetivo desta etapa é prevenir complicações para o doador e diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas pelo sangue. Por isso, é muito importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade e clareza.

voto de auto-exclusão

Nesta etapa, que é totalmente sigilosa e garante a segurança na transfusão do sangue para o paciente, você tem a oportunidade de confirmar ou não a veracidade das informações prestadas durante a triagem clínica com o voto de auto-exclusão.

lanche

Antes da coleta de sangue, você faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas durante a doação. Depois do lanche é preciso esperar pelo menos dez minutos para iniciar a coleta.

doação

Chegou a hora. Primeiro, você é orientado a lavar os braços com água e sabão (local da punção), em seguida, você realiza a doação. O procedimento é feito através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 minutos

Após a doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação o laudo com resultado dos exames estará disponível no Setor de Resultados de Exames, no Hemocentro onde foi feita a doação.

O comprovante de doação será enviado, via correio, para a residência do doador, após 40 dias da doação. Caso seja preciso algum esclarecimento nos exames realizados, seráemitido uma convocação por carta para uma nova coleta de amostra de sangue.

bottom of page